A notícia pega Pedro Velho de surpresa; Logo após divulgar que oficialmente não haverá a festa de emancipação, a prefeitura divulga por meio de decreto no Diário Oficial a medida de cortes em salários.

“CONSIDERANDO que, a crise atual e as consequentes medidas adotadas pelo Governo Federal no que tange à isenção de impostos afetaram diretamente as receitas, gerando queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, sobretudo junto ao Município.”

Segundo o decreto, fica determinado à administração reduzir despesas com pessoal em 20%, 17% e 14% de acordo com suas funções. O salário da prefeita e vice cai 20%. Já a Chefia de Gabinete e Procuradoria-Geral do Município o corte ficou em 17%. Secretários, Adjuntos, Chefes de Divisões, Assessores Jurídicos, Técnico em Edificações, Coordenadores e Subcoordenadores ficaram na casa dos 14%. Ainda segundo o documento publicado no Diário Oficial, os descontos não poderão reduzir o salário de qualquer servidor a um valor que fique abaixo do salário mínimo vigente.

Determina, inclusive, que a Administração evite a concessão de vantagens, aumento, reajustes ou adequação de remuneração a qualquer título; Criação de cargos, emprego ou função, alteração de estrutura de carreira que implique em aumento de despesas, admissão ou contratação de pessoal a qualquer título, com ressalvas.

Para finalizar, a matéria fala que o decreto vigorará pelo prazo de 90 dias renováveis por mais 90 se ainda for necessário para adequação da situação econômica do município.

De antemão, a medida tomada pela prefeita Patrícia Targino está de parabéns. Infelizmente quem sente com a não realização da festa é o comerciante, que espera esta data como ninguém. Estes cortes são necessários. Seria hipocrisia sim, a prefeitura realizar o evento com salários atrasados e não tomar uma medida dessa proporção.
Assim como sabemos que a crise financeira que assola nosso município não é em decorrência de incapacidade, e sim as constantes quedas nos repasses do município. Quem conhece Patrícia sabe que força de vontade essa mulher tem.

Fonte: http://www.jornaldepedrovelho.com