Vamos nos conectar com nossa história, reconhecendo a importância dos nossos patrimônios culturais e preservando-os para as futuras gerações.

A Ponte Ferroviária de Pedro Velho é uma jóia histórica que remonta ao final do século XIX, quando foi construída para conectar a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba. Erguida pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que detinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro, a ponte foi concluída em outubro de 1882, alcançando Lagoa de Montanha. Com o tráfego ferroviário, a região prosperou, criando vilas e estimulando a produção local. Hoje, além de sua importância histórica, a Ponte Ferroviária oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol, sendo um ponto de encontro popular para casais e admiradores da natureza.

A Samaumeira, também conhecida como Pau Grande, é uma das maiores árvores do RN, com mais de um século de vida. Originária da Amazônia, é um símbolo de força e resistência para nossa comunidade. Estima-se que atinja 65 metros de altura, necessitando de mais de 30 pessoas para abraçar seu tronco. Plantada por Francisco Barbosa de Oliveira, em Pedro Velho, é venerada pelos indígenas como mãe da humanidade. Suas raízes guardam segredos de botijas de ouro e lendas locais.

⛪As Ruínas da antiga Igreja de Santa Rita de Cássia são um testemunho de resistência, sobrevivendo à devastadora enchente do rio Curimataú em 1901. Ela abrigou os moradores durante a tragédia, salvando vidas. Construída em estilo Barroco por volta de 1862, marca o início da antiga Vila, que se tornou a atual Pedro Velho. Hoje, guarda não apenas paredes, mas também memórias e histórias de gerações passadas.

Agora que você sabe mais sobre os nossos patrimônios culturais, gostaria de incentivar você a se envolver e proteger essas preciosidades para as próximas gerações.

Compartilhe essas descobertas com seus amigos de Pedro Velho e juntos seremos os guardiões do nosso legado!

#DiaDoPatrimônioCultural #PedroVelho #Preservação #Cultura

Fontes:
Neto Severino Alves-severinoaon@hotmail.com
Pedro velho e suas Belezas